Pensamiento Latinoamericano y Alternativo
SOBRE CECIES LOGIN
Volver a subsección: filosofia

La necesidad de: subir artículos para comprobar su funcionamiento correcto más allá de la longitud de su título en lengua castellana, por CECIES (centro de ciencia educación y sociedad - Buenos Aires - Argentina)

CECIES BIAGINI

o, se parecem também no destino de suas vidas e na predileção de seus estudos. Divulgador e também original pensador da filosofia das ciências, principalmente das especulaçoes matemáticas, Amoroso Costa no mesmo ano da publicação d

 

(O presente trabalho é a Comunicação do A. ao Congresso Nacional de Filosofia patrocinado pela Universidade de Cuyo, especialmente redigida para o SV do temário aprovado pelo Comité Executivo. Devido a exigencias regulamentares nos Anais do conclave foi publicado um resumo do presente trabalho dai inserimos nesta coletânea como foi originariamente apresentado).

I. As poucas tentativas que andam por aí, sobre a evolução do pensamento brasileiro, dispensam se de analisar os pensadores atuais do Brasil. As mais completas param em Farias Brito e nos positivistas. No entanto pelo menos dois pensadores contemporâneos merecem ser incluídos nessas resenhas: Manuel Amorosa Costa e Vicente Licínio Cardozo. Ambos engenheiros e ambos professores da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, se parecem também no destino de suas vidas e na predileção de seus estudos. Divulgador e também original pensador da filosofia das ciências, principalmente das especulaçoes matemáticas, Amoroso Costa no mesmo ano da publicação de sua obra principal -As idéias fundamentais da matemática, 1929- morre num desastre de aviação; Vicente Licinio Cardozo em 1931, suicida se. Estas mortes violentas e prematuras vieram colher os dois filósofos ainda no vigor de suas idéias e em pleno labor intelectual. E o muito que se esperava deles, com eles se findou. Contudo de suas obras inacabadas que mundo de idéias fecundas se pode colher! Principalmente de Vicente Licínio Cardozo, que levou toda sua vida ampliando um livro que começou como uma breve observação num relatório sobre a arquitetura norte americana observação essa ampliada um ano depois 1917 no Prefácio à filosofia da arte, e desdobrada já agora num tratado em sua Filosofia da arte. No entanto não seria esse o ponto final a edição definitiva pois a publicação da segunda tiragem desse livro (póstuma) vem bordada em inúmeras notas acrescidas pelo editor de trechos assinalados por Vicente Licínio Cardozo para posterior desenvolvimento. Trata se, pois, duma obra inacabada quase, o que levou Agripino Grieco a dizer: “A rigor Vicente Licinio Cardozo não se completou não nos legou o seu grande livro”. No ponto em que ele ficou porém é bastante para consagrar qualquer pensador. E Vicente Licínio Cardozo fica perfeitamente enquadrado entre os grandes filósofos contemporâneos ainda que eles se chamem Maritain ou Croce, Ortega y Gasset ou Heidegger Carlos Astrada ou Leonardo Coimbra. 

Descargar PDF
Términos y Condiciones